Viver com conforto e estilo é objetivo das nossas dicas de design de interiores. Devido a supervalorização do m², os imóveis estão ficando cada vez menores e quando se trata de decoração destes ambientes. 

É possível dizer que o maior desafio é planejá-lo de forma equilibrada para que tudo seja acomodado da melhor maneira possível e todas as necessidades do morador sejam devidamente atendidas, sem faltar o conforto necessário, garantir uma boa circulação e uma decoração que dá personalidade ao ambiente. 

O ideal é nunca esquecer da estética, mas tendo sempre em mente a funcionalidade ao trabalhar em qualquer projeto. A partir dessa premissa, você conseguirá fazer opções que privilegiam esses aspectos fundamentais da decoração de interiores usa toda sua criatividade.

Com algumas dicas de decoração simples, é possível unir praticidade e elegância na decoração da sua casa. Além disso, é preciso ter em mente que o principal objetivo é harmonizar os ambientes, fazer com que conversem entre si. 

Por isso, que tal conhecer dicas de design de interiores em decoração para casas em condomínios fechados? São algumas ideias para você personalizar e aplicar aos seus ambientes para conseguir a casa dos sonhos!

7 Dicas de Design de Interiores para seguir

Ambientes integrados

Para quem tem filhos pequenos, o “open concept” — integração de vários ambientes para maximizar o aproveitamento da luz natural e ampliar o espaço disponível — é uma ótima forma de mantê-los sempre dentro do campo de visão enquanto você cozinha, por exemplo, pois te dá a possibilidade de “espiar” por cima do ombro para ver como estão e se ainda estão em frente à TV.

Uma boa solução  e tendência luxuosa é aproveitar para integrar a sala de estar à piscina, bastando apenas abrir a varanda para já se refrescar com um mergulho. Se quer ser ainda mais ousado, pode ter um pedacinho da piscina já na parte interna, mas tenha cuidado com as crianças e procure um profissional para mais informações. 

Trabalhe bem a iluminação

Sem dúvida uma boa iluminação é uma das dicas de design de interiores infalíveis, por exemplo, fazer uso de pendentes e luminárias criando a possibilidade de uma iluminação indireta, rebaixar o teto com gesso e embutir pequenas lâmpadas para a área central. 

Na prática, a luminosidade esquenta as pessoas, especialmente no caso das lâmpadas incandescentes. Por isso, evite jogar feixes de luz diretamente no sofá, em poltronas ou cadeiras, evitando que moradores e convidados passem calor.

Use o que você já tem para decorar 

Em vez de correr para a loja, dê uma boa olhada no que você já tem, por exemplo, bandejas, madeira, acrílico, metal ou prata podem ser colocadas em cima de prateleiras, carrinhos de chá, baús, mesas de cabeceira e mesas de café. 

Para criar uma sala mais aconchegante e charmosa, investir em móveis de madeira é uma excelente pedida. Sabe aquele estilo de mobília que lembra casa da vó? Pois esses itens podem acrescentar um charme todo especial até a projetos bem modernos! Mas preste atenção, pois é fundamental seguir o estilo de decoração do restante da casa. 

Se os móveis forem arredondados ou quadrados, por exemplo, a mesa deve ir por essa mesma linha. Um sofá, por exemplo, pode ser reformado com a simples troca da cor do tecido. Para complementar a transformação, você pode investir em almofadas com estampas diferentes, mas que sigam os tons do móvel.

Além disso, mantenha um espaço considerável para garantir a boa circulação das pessoas. Não adianta incluir no décor uma mesa de jantar com seis cadeiras se as pessoas vão ficar apertadas e desconfortáveis, concorda? O importante é criar um clima aconchegante e agradável.

Defina uma paleta de cores

Para basear sua decoração em uma paleta de cores, busque por objetos e obras de arte que combinem. Os elementos escolhidos para compor o restante da decoração precisam conversar entre si para que o ambiente não fique carregado demais. 

Por exemplo, para uma sala pequena uma das dicas de design de interiores é a aplicação de tons claros a fim de criar uma sensação de amplitude. Mas é sempre bom visualizar como vai ficar o seu ambiente com uma cor mais vibrante, no caso de dúvida prefira a tonalidade neutra. E você pode decorar o ambiente com peças e elementos em diferentes tonalidades.

A sala de estar é um ótimo exemplo de como maximizar um espaço pequeno, por que as grandes janelas, paredes de cores claras e amplo uso de espelhos não apenas refletem a luz natural que entra pelas portas e janelas, mas o uso de espelhos também dá a ilusão de ótica de espelhos fazendo a sala parecer maior do que realmente é. 

Por outro lado, cores mais escuras farão a sala parecer menor. Mesmo com a abundância de luz natural e a colocação estratégica dos espelhos, esta sala em um tom mais escuro teria uma sensação mais encaixotada.

Cuide da fachada

Uma das principais preocupações na hora de construir uma casa está no planejamento da fachada, pois é ela que fica em maior evidência, atraindo olhares de admiração dos vizinhos e convidados. O estilo contemporâneo está em alta e é perfeito para usar na decoração para casas em condomínios fechados, já que funcionam bem em construções de grandes lotes. 

Existem pessoas que usam materiais como madeira, pedra, metal ou vidro para dar um toque ainda mais moderno à construção da fachada, às vezes em formato de um painel do chão ao teto, que pode ser iluminado para dar um ar ainda mais atraente e elegante à entrada do seu lar.

A natureza agradece e ajuda

Aproveitando que falamos de fachada, você também pode fazer jardins japoneses com suas pontes, lagos de carpa e som de água correndo fazendo com que se torne um espaço de beleza onde a natureza ajuda a relaxar. Lembrando sempre que: o importante é investir em espécies adequadas ao clima da região e criar uma boa rotina de cuidados e manutenção.

As plantas são um meio barato para decorar seu espaço adicionando cor e textura, podem limpar o ar doméstico e equilibrar a umidade, além de serem bonitas e integrarem na decoração do ambiente. Como existem inúmeras opções diferentes de planta, cada uma com um visual harmonioso para um estilo de decoração, é preciso escolher corretamente. Em uma casa de condomínio fechado pode usar plantas, especialmente samambaias e vasculares.

Traga o 3D para a parede

Uma das tendências e dicas de design de interiores atuais é a utilização de revestimentos 3D em alguma parede de um dos cômodos da casa em condomínio fechado, pois tornou-se possível produzir peças de revestimentos em cerâmica ou porcelanato com texturas tridimensionais de acordo com o avanço da tecnologia.

Uma das principais características desse tipo de revestimento é que ele oferece maior textura, elegância e personalidade para o ambiente, sendo muito usado em banheiros, cozinhas e varandas, especialmente caso seja aplicado em uma única parede, criando contraste com as outras.

Agora que você já conhece algumas das dicas de design de interiores para sua casa, queremos te apresentar e indicar o Jeito Jardins de viver! Tenha mais informações sobre nossos condomínios fechados acessando nosso site.

POSTS RELACIONADOS

DICAS

Jardins: mais lazer em condomínios fechados

Morar em grandes centros urbanos é um fator que pode ser limitante no que diz respeito a opções...

LEIA MAIS
DICAS

Quanto custa morar em um condomínio fechado?

Por oferecer mais qualidade de vida que os outros tipos de moradia, muitas pessoas se preocupam...

LEIA MAIS

Assine nossa newsletter